quinta-feira, maio 25, 2006

CokeRing



Agora é a Coca-Cola que está aqui no blog. A estratégia da empresa para Internet busca o público jovem, então nada melhor do que fazer um concurso de blogs e botar quem faz e quem acessa blog pra participar. O esquema é o seguinte: você inscreve seu blog no site da Coca-Cola em uma das categorias que eles oferecem, de acordo com o conteúdo editorial do blog (Música, Entretenimento, Quadrinhos, Esportes e Ação, Viva o que é bom). Depois um editor da Coca-Cola avalia o conteúdo do blog e autoriza ou não você a participar do concurso. Em caso de resposta positiva, você tem o direito de colocar um selo CokeRing no blog, igual aquele ali do lado direito.


Aí é que começa pra valer. Você tem que divulgar o blog e fazer com que as pessoas visitem e cliquem no selo (tenho feito isso pelo Orkut e Msn). O concurso é dividido em várias etapas, e em cada etapa são classificados os 10 mais votados. Todos recebem brindes, sendo que o primeiro recebe um kit da Coca com alguns brindes a mais e recebe o selo de CokeMaster. (Resumindo é isso, informações completas no site).

Já comentei aqui no post sobre a Nike que o caráter da Internet está mudando. Blogs, redes de relacionamento, comunicadores instantâneos têm cada vez mais força, tanto em relação ao número de acessos como a relevância de conteúdo. A Internet já deixou de ser apenas portal/e-mail há muito tempo. Pra se ter uma idéia, muitos blogs são referências em determinados assuntos e empresas de comunicação como a Reuters, The Washington Post, San Francisco Chronicle e outras já anunciaram que vão trazer conteúdo de blog para suas matérias. É interessante perceber que a troca de informação entre usuários tende a gerar mais credibilidade ao que é dito. Perde-se um pouco a idéia de que alguma empresa ou veículo de comunicação está sendo tendencioso e querendo nos empurrar conteúdo goela abaixo. É o internauta quem está dizendo. É o seu amigo. A conversa fica muito mais pessoal.

As empresas perceberam isso e as estratégias para Internet contemplam esses novos ambientes. Não basta banners e pop-ups num portal de grande audiência ou e-mails marketing. Foi-se o tempo, isso não é mais suficiente. O internauta está em blogs, fotologs, Orkut, Msn e Google Talk. E é lá que a marca da empresa tem que estar. É preciso gerar interação, contato, disseminação, experiência com a marca em ambientes além de sites. No caso da Coca é Branding puro, ou alguém acha que eles fazem isso pra vender mais refrigerante? Aí quando você clica no selo e vai pro site, a promoção da Copa do Mundo tá escancarada. Uma coisa leva a outra e a visibilidade aumenta em nichos específicos. Pense na quantidade blogs brasileiros e o número de internautas que acessam esses blogs. Agora soma as audiências. Dá pra imaginar né? Olha eu aqui dedicando um post inteiro pra falar da Coca!

Esse exemplo da Coca é uma pontinha do que tá rolando. A Internet tá abarrotada de estratégias que seguem essa idéia. E a propósito, essa estratégia pra Coca-Cola é daqui da Click.

Então vamos interagir com a marca e me ajudar. Vai, clica no selo ali do lado e aproveita pra inscrever seu blog também.