E a Nike deu as caras aqui!
Todo mundo já viu os anúncios que aparecem aqui em cima né? Já pedi pra galera clicar também por que isso é anúncio pago e eu ganho dindim. E não é que hoje a tarde apareceu um anúncio falando do Ronaldinho Gaúcho?! Quando eu cliquei pra ver o que era, fui parar no espetacular Joga Bonito, da Nike. Bacana né?! Só dei a bobeira imperdoável de não dar um print do anúncio.
Aproveitando o tema do post, alguém já se perguntou por que meu simples blog tem anúncio pago? Curioso né? Isso é reflexo de um conceito novo na Internet chamado Long Tail, ou Cauda Longa. Em resumo, a idéia é mais ou menos a seguinte: a soma de pequenas audiências de Internet pode ser igual ou até maior que a audiência de grande sites. Essas pequenas audiências podem ser de blogs especializados em determinados assuntos, sites menores, etc. Porém geralmente são audiências qualificadas, com gente interessada no assunto. É a cauda do rabo. O começo do rabo é onde estão concentradas as grandes audiências. E como eu disse, a soma das pequenas audiências é que faz a diferença.
Aqui entra o pulo do gato. De olho nisso, alguns serviços diferentes de publicidade paga surgiram, como o Google AdSense, que é o que eu uso aqui. Funciona assim: o usuário do blog se cadastra no serviço, que tem parceria com o provedor do blog e várias empresas como clientes. O serviço busca assuntos relevantes e relacionados em todos os seus blogs cadastrados e publica os anúncios das empresas lá. Toda vez que alguém clica no anúncio e vai pro site da empresa, tanto o dono do blog quanto a empresa (no meu caso o Google AdSense) recebem centavos de dólar. Ou seja, o anunciante paga pro Google e pro dono do blog. Ah, e sim, eles têm formas de se precaver para os espertos de plantão não passarem o dia clicando pra tentar dar o golpe.
Ok, isso de pagar a publicidade por click não é novidade. Sempre existiu. O que é novo é a idéia, o conceito, de procurar blogs pra fazer isso. Até pouco tempo a publicidade na Internet estava mais restrita a sites de grande audiência. Grande mas não necessariamente segmentada. A publicidade continua nesses sites, não há dúvida. Basta olhar o Terra, UOL e outros. E provavelmente vai continuar lá. Mas agora não é só lá. Agora a comunicação está pulverizada nos ambientes onde o usuário está. E tenho certeza que você, assim como eu, não está apenas nos grandes portais né? Freqüentamos muitos ambientes na Internet. Os anunciantes perceberam isso e se mexeram.
Então é isso. Continuem clicando nos anúncios e na barrinha de pesquisa do Google ali embaixo, no canto direito. Vamos cooperar comigo e com a nova Internet.
5 Comments:
Isso ae fio viva os blog
ja fiz a minha parte e clikei num anuncio de guarda de documentos, digitalização e sei la oq
rico acho que não dá pra ficar, mas pagar uma coxinha com tubaína de vez em quando não faz mal pra ninguém.
Hahaha, certeza casper! Na verdade eu fiz isso também pra me inteirar dessas novidades. Trabalho com Internet né?
Bahh! ;-)
[]'s
G.Moura
Poizé, Elvis-Presley-Indiano. O meu tá jogado às traças. Nem tô no tesão de atualizá-lo, por enquanto. Bacana o seu novo blog.
Um abraço por trás!!!!
Postar um comentário
<< Home