domingo, maio 07, 2006

E a Nike deu as caras aqui!

Todo mundo já viu os anúncios que aparecem aqui em cima né? Já pedi pra galera clicar também por que isso é anúncio pago e eu ganho dindim. E não é que hoje a tarde apareceu um anúncio falando do Ronaldinho Gaúcho?! Quando eu cliquei pra ver o que era, fui parar no espetacular Joga Bonito, da Nike. Bacana né?! Só dei a bobeira imperdoável de não dar um print do anúncio.

Aproveitando o tema do post, alguém já se perguntou por que meu simples blog tem anúncio pago? Curioso né? Isso é reflexo de um conceito novo na Internet chamado Long Tail, ou Cauda Longa. Em resumo, a idéia é mais ou menos a seguinte: a soma de pequenas audiências de Internet pode ser igual ou até maior que a audiência de grande sites. Essas pequenas audiências podem ser de blogs especializados em determinados assuntos, sites menores, etc. Porém geralmente são audiências qualificadas, com gente interessada no assunto. É a cauda do rabo. O começo do rabo é onde estão concentradas as grandes audiências. E como eu disse, a soma das pequenas audiências é que faz a diferença.


Aqui entra o pulo do gato. De olho nisso, alguns serviços diferentes de publicidade paga surgiram, como o Google AdSense, que é o que eu uso aqui. Funciona assim: o usuário do blog se cadastra no serviço, que tem parceria com o provedor do blog e várias empresas como clientes. O serviço busca assuntos relevantes e relacionados em todos os seus blogs cadastrados e publica os anúncios das empresas lá. Toda vez que alguém clica no anúncio e vai pro site da empresa, tanto o dono do blog quanto a empresa (no meu caso o Google AdSense) recebem centavos de dólar. Ou seja, o anunciante paga pro Google e pro dono do blog. Ah, e sim, eles têm formas de se precaver para os espertos de plantão não passarem o dia clicando pra tentar dar o golpe.


Ok, isso de pagar a publicidade por click não é novidade. Sempre existiu. O que é novo é a idéia, o conceito, de procurar blogs pra fazer isso. Até pouco tempo a publicidade na Internet estava mais restrita a sites de grande audiência. Grande mas não necessariamente segmentada. A publicidade continua nesses sites, não há dúvida. Basta olhar o Terra, UOL e outros. E provavelmente vai continuar lá. Mas agora não é só lá. Agora a comunicação está pulverizada nos ambientes onde o usuário está. E tenho certeza que você, assim como eu, não está apenas nos grandes portais né? Freqüentamos muitos ambientes na Internet. Os anunciantes perceberam isso e se mexeram.


Então é isso. Continuem clicando nos anúncios e na barrinha de pesquisa do Google ali embaixo, no canto direito. Vamos cooperar comigo e com a nova Internet.



5 Comments:

At maio 07, 2006 1:20 AM, Anonymous Anônimo said...

Isso ae fio viva os blog
ja fiz a minha parte e clikei num anuncio de guarda de documentos, digitalização e sei la oq

 
At maio 07, 2006 3:07 PM, Anonymous Anônimo said...

rico acho que não dá pra ficar, mas pagar uma coxinha com tubaína de vez em quando não faz mal pra ninguém.

 
At maio 07, 2006 3:16 PM, Blogger Felipe™ said...

Hahaha, certeza casper! Na verdade eu fiz isso também pra me inteirar dessas novidades. Trabalho com Internet né?

 
At maio 08, 2006 2:59 PM, Anonymous Anônimo said...

Bahh! ;-)

[]'s

G.Moura

 
At maio 08, 2006 4:28 PM, Anonymous Anônimo said...

Poizé, Elvis-Presley-Indiano. O meu tá jogado às traças. Nem tô no tesão de atualizá-lo, por enquanto. Bacana o seu novo blog.

Um abraço por trás!!!!

 

Postar um comentário

<< Home