sexta-feira, julho 07, 2006

O mundo já tem dono

"O dicionário Merriam-Webster admitiu o termo 'Google'. Foi incluído como verbo - significa 'usar a ferramenta de busca do Google' para obter informações. "Definimos uma marca registrada como verbo, foi a mesma coisa que fizemos com a palavra xerox" - detalha John Morse, presidente da editora responsável pelo dicionário."*

Alguém tem dúvida de que o Google vai dominar o mundo? Além de revolucionar os serviços de busca na Internet com resultados muito mais precisos, o Google soube ganhar dinheiro com isso. MUITO dinheiro. A fonte de receita do Google são os links patrocinados. Muita gente não sabe como isso funciona e nem precisa saber, sem problema. Mas muita gente clica nesses links. Faz assim, digite por exemplo "câmera digital" na página de busca do Google. Agora dá uma olhadinha do lado direito da tela onde aparecem uns links, e logo acima está escrito "Links Patrocinados". Esses links são pagos e toda vez que alguém clica neles a empresa paga centavos pro Google. A posição de cada empresa se dá em função de um sistema de leilão, em que a empresa que pagar mais aparece em primeiro na lista. As empresas compram palavras-chave relacionadas ao seu negócio, ao seu produto, ao seu serviço. Cada palavra tem um preço calculado em função do seu desempenho e da sua procura. Quem pagar mais fica mais bem colocado no resultado da busca. Digitou a palavra na busca, o anúncio aparece no resultado e a empresa só paga se alguém clicar no anúncio.

Em resumo, é assim que funciona. Legal né? Dá pra imaginar um gigante como o Google ganhando dinheiro basicamente assim? Pois é, os resultados para as empresas são muito bons e link patrocinado é a grande sacada do momento em publicidade on-line. Rápido, eficiente, e o melhor: barato. E é assim que o Google constrói seu império. Existe até aquela brincadeira de que se você procura alguma coisa no Google e não encontra, é porque essa coisa não existe.

Agora vamos pra dois termos técnicos que fazem parte dessa história e ajudam a entender o básico de como funciona a publicidade por links (paga ou não):

SEM (Search Engine Marketing) - É isso que eu expliquei aí em cima. Pagar pra sua empresa sair nos resultados de busca por meio de links patrocinados. Google, Yahoo Search e Msn Search são os maiores e principais a fazerem isso. Você só paga quando o cliente clicar e for pro seu site.

SEO (Search Engine Optimization) - É você otimizar o conteúdo do seu site, usando termos relevantes de forma que o seu site alcance as primeiras posições no resultado da busca "natural" (aquela que não é paga). Isso é um processo um pouco mais difícil e um dos motivos é a constante mudança dos algoritimos usados no sistema de busca. Ou seja, os resultados de busca vão mudando, até por quê os sites também são de certa forma dinâmicos. O desafio é estar sempre entre os primeiros resultados de busca natural, e isso é uma tarefa complicada. (Existem técnicas para otimizar o conteúdo do site mas eu não vou detalhar aqui).

Ainda dá pra lembrar rapidamente de alguns dos outros aplicativos e serviços do Google como o fantástico Google Earth, o muito útil Google Desktop, Google Videos e Gmail (o mais cool dos e-mails. Ah, e presta atenção numa coisa: os links patrocinados aparecem também dentro da sua caixa de e-mail de acordo com o conteúdo do e-mail!!) dentre outras inúmeras "coisas" Google. Também já falei um pouquinho aqui no blog sobre os links patrocinados que aparecem em blogs, fotologs e sites comuns. A idéia é a mesma que eu expliquei ali em cima. E olha que eu só tô dando uma pincelada bem rápida e superficial no assunto. O buraco é bem mais embaixo.

Além disso tudo, o Google já está começando a brincar na mídia off-line também, comprando bureaus de mídia
** nos EUA. O caminho natural deve culminar em uma plataforma de serviços de publicidade completa que integre mídia on-line e off-line, e isso está mais próximo de acontecer do que a gente pode imaginar. Tudo sob a batuta de uma das maiores empresas do planeta, que por sinal é bem recente.

A força é tamanha que acaba acontecendo o que tá no 1º parágrafo do post: agora nos Estados Unidos da América, Google virou verbo. Isso mesmo: VERBO. Isso é branding, é o poder da marca. Vai ou não vai dominar o mundo?

*Nota do Blue Bus.
**São empresas que oferecem serviços especializados de pesquisa e compra de mídia em veículos de comunicação.



7 Comments:

At julho 08, 2006 1:46 PM, Blogger Alessandro Andrade (@aleh) said...

cara...

boto fé q o Google já dominou o mundo!
hehehhehe

mas eu até q aceito essa dominação... pelo menos eh mais organizada e legal do que a do Nerd Bill G.

hehe

o blog ta bombando, vou atualizar mais o meu

vlw

 
At julho 08, 2006 1:48 PM, Blogger Alessandro Andrade (@aleh) said...

sugestão de blog que tem tudo a ver com o post:

http://undergoogle.blogspot.com/

muito bom

 
At julho 08, 2006 1:50 PM, Blogger Alessandro Andrade (@aleh) said...

link do endereço sugerido:

Google Underground

 
At julho 08, 2006 5:39 PM, Anonymous Anônimo said...

Oieeeeeeeeeeeeeeeeq legal seu blog!!Gostei mesmo..bjo pra vc!

 
At julho 10, 2006 3:07 PM, Blogger Alessandro Andrade (@aleh) said...

ah!
link do blog (posts novos!):

http://fatosinuteis.blogstpo.com

 
At agosto 12, 2006 4:37 AM, Anonymous Anônimo said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

 
At fevereiro 06, 2007 8:11 AM, Anonymous Anônimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. American airlines ticket offices costa mesa newport beach botox south florida Bestbuy payment online Radar detector in de largest dildo

 

Postar um comentário

<< Home