segunda-feira, agosto 28, 2006

ValleyNews.com, jornal colaborativo

Depois de alguns posts de entretenimento bobinho e simples, vou tentar mais uma vez falar de algo mais conceitual.

Muito tem se falado sobre colaboração on-line no que diz respeito a produção de conteúdo de forma colaborativa e participativa na Internet. O melhor exemplo disso é a enciclopédia on-line Wikipedia onde usuários criam conteúdo de enciclopédia mesmo, sendo possível editar e fazer correções em cima do que já está publicado. Embora todo o conteúdo seja produzido e gerenciado colaborativamente por milhares de usuários, a Wikipedia é sim bastante confiável. Já tem importância científica comparada a da Enciclopédia Britânica. Pra se ter uma idéia da dimensão disso, a versão em Inglês tem mais de 1 milhão e 300 mil artigos, e a versão em português tem mais de 174 mil (ao todo existe conteúdo em 10 idiomas). É uma fonte riquíssima de pesquisa sobre os mais variados assuntos. É legal também por que está tudo linkado por tags (palavras-chave), relacionando assuntos e facilitando a busca de informações. Pra quem trabalha com Internet como eu esse assunto não é novidade, apesar de ainda não muito explorado principalmente de maneira estratégica. Ou seja, todo mundo sabe que isso é uma realidade muito forte na Internet, mas não dá pra ter muita noção do tamanho, do potencial e de como aproveitar estrategicamente esse novo formato de produção e disseminação de conteúdo (seja dentro da Wikipedia ou fora dela, num formato com o conceito de colaboração).

De qualquer forma, vez ou outra surge alguma novidade relacionada à idéia de criar conteúdo de forma colaborativa. Alguns jornais americanos como o Washington Post e o San Francisco Chronicle, além da conceituada agência de notícia Reuters começaram a se mexer e lançaram uma proposta interessante: trazer conteúdo de blogs especializados em determinados assuntos para as edições on-line de seus jornais. Ok, ok, é um caso bem diferente da Wikipedia, onde o formato é outro (jornal ≠ de enciclopédia) e principalmente a forma de colaboração é diferente: nesses jornais é notícia técnica do jornal + conteúdo de blog, sendo que na Wikipedia é conteúdo apenas de usuário (e esse conteúdo é de enciclopédia, não é noticioso)

Mas um novo jornal chamado Valleynews.com, que é de um grupo maior de jornais da Califórnia do qual faz parte o Los Angeles Daily News resolveu arriscar e testar um formato mais diferenciado ainda: todo o conteúdo do jornal vai ser produzido APENAS por usuários. A idéia é que os usuários façam a cobertura voluntária com a perspectiva de fatos e eventos que aconteçam em seus bairros. É possível publicar notícias e inserir fotos, agendar eventos de interesse público num calendário e também criar blogs, tudo dividido por regiões e assuntos. A equipe de coordenação responsável pelo site irá decidir entre as histórias publicadas quais irão para a página principal do site. Depois disso o caminho vai ser inverso: a partir do dia 5 de outubro as melhores notícias dos internautas também serão publicadas em edições de cadernos regionais impressos. O legal é que as notícias terão um caráter bairrista, comunitário, de vizinhança mesmo, aproximando moradores da mesma região e possivelmente fortalecendo laços de cidadania e amizade.

Não sei se essa é a primeira iniciativa do tipo na Internet, mas achei bem interessante e diferenciada. E o ponto é justamente esse. A Internet possibilita inventar todo tipo de ações, é um meio sem perspectiva de limites, mas o desafio é não cair no comum, não cair no automático como conversamos hoje na agência. Não sei avaliar exatamente a estratégia desse site; talvez uma venda diferenciada de publicidade, talvez um meio de atrair usuários para outros produtos do Grupo usando a colaboração como ponto de partida, talvez a soma de várias estratégias. Fato é que a inovação deu a tônica dentro um conceito muito forte na Internet de hoje: colaboração. E com certeza não foi a toa.



3 Comments:

At agosto 29, 2006 11:37 AM, Blogger Letícia Lopes said...

Essa foi muito boa. Reviver a vizinhança de bairro de um modo completamente inusitado!
Aproveitando estou com novidade no ar, passa lá depois e me diz o que vc acha.
Beijos

 
At setembro 02, 2006 7:28 PM, Anonymous Anônimo said...

Rapaz.. tá até escrevendo bonito.. olha só!

 
At setembro 04, 2006 2:37 PM, Blogger Felipe™ said...

Quem és tu Muttley? =)

 

Postar um comentário

<< Home