domingo, julho 23, 2006

Destino Fantástico

Aproveitando que estou com um job aqui na Click relacionado ao turismo, vou falar de uma quadro interessante chamado Destino Fantástico, que o programa Fantástico da Globo está mostrando já há alguns domingos. A proposta é simples e consiste em apresentar 1000 (mil) destinos turísticos brasileiros, ao longo dos domingos, durante o programa. Quem assiste Fantástico já deve ter visto os quadros, cerca de 3 ou 4 por programa, mostrando lugares em sua maioria desconhecidos e incentivando as pessoas a visitarem. O legal disso é que quem está produzindo o conteúdo é o grande público, os expectadores do programa, por meio de participação via site. No próprio programa, durante a apresentação dos destinos, o público é estimulado a acessar o site e participar. Aí você entra no site, preenche um formulário pequeno com comentários, sugestões e informações sobre algum roteiro já existente ou sugerindo algum. As informações que você envia são avaliadas pela produção do programa e, caso aprovadas, publicadas no site. Dessa forma, o conteúdo que o site oferece acaba sendo uma interessante miscelânea de opiniões e informações turísticas do local. O resultado é bacana, com uma linguagem pessoal e vários testemunhos de quem conhece o destino, mas o site só peca em não informar melhor como participar (o formulário é muito simples e generalista e não dá saber direito onde vai sair o conteúdo que você está mandando, caso ele seja aprovado). No fim das contas, são veiculados os vídeos na TV e é possível assistir a todos no site também, além de acessar o texto sobre o lugar.

Esse é mais um exemplo simplista, mas bem legal daquela história de Web 2.0, em que a Internet está quebrando os paradigmas e cada vez mais deixando o poder de produção e disseminação de conteúdo nas mãos do usuário. (Se você quer saber mais sobre a parte conceitual disso, sugiro mais uma vez o blog do Rapha e uma explicação da Wikipedia).


O que mais me chamou a atenção no entanto, é que, de uma maneira geral as emissoras de TV possuem sites informativos, com algumas interações como enquetes, vídeos dos programas e participação dos expectadores, geralmente em cima de algo específico que o programa pede (como votações, etc.). Mas foi a primeira vez que eu vi algo assim pelo menos aqui no Brasil: usuário de fato ajudando a emissora a produzir o conteúdo de forma colaborativa, fornecendo opiniões próprias, pessoais e isso sendo divulgado de forma integrada tanto na TV como no site. Também é legal por que é um trabalho com um objetivo que transcende à simples interação expectador-emissora. Ou seja, não é uma ação com um fim em si própria. Vai além do interagir por interagir. Não tenho dúvidas que isso pode tomar uma dimensão grande e benéfica de realmente estimular o turismo doméstico no país, contribuindo até mesmo para algumas economias locais pois ocorre uma ampliação da divulgação desses lugares com uma audiência enorme. É bom ver quem sempre esteve acostumado a produzir conteúdo informativo (uma emissora do tamanho da Globo) começar a acordar pra nova realidade que a Internet trouxe para a produção e consumo de informações.
Quer viajar? Não sabe bem pra onde ir? Entra lá e dá uma olhada em alguns destinos interessantes que já estão publicados.

Obs.: Não estou muito inspirado e o site traz poucas informações sobre o quadro em si, por isso o post meia-boca.



3 Comments:

At julho 25, 2006 10:14 AM, Blogger Alessandro Andrade (@aleh) said...

cara, muito legal essa proposta.
to pensando em indicar alguma coisa.. mas eh tanto lugar legal q conheço... hehe

ah, passa la no blog q tem novidade
http://fatosinuteis.blogspot.com

ah, pros que virem, é blog comico/sarcástico.

 
At agosto 12, 2006 10:50 AM, Anonymous Anônimo said...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

 
At agosto 17, 2006 3:15 PM, Anonymous Anônimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

 

Postar um comentário

<< Home