quinta-feira, julho 13, 2006

Sinta-se bem

Fazendo um pequeno intervalo nos posts sobre publicidade e Internet, o assunto agora é novamente música. O novo CD do Take 6 saiu há aproximadamente 3 meses e eu baixei um piratão poucos dias antes de ser lançado. Mas como bom fã e cidadão(?) que sou, comprei o original direto do site do grupo numa promoção bacana que eles fizeram: CD + camiseta + pulseirinha (essas de borracha que tão na moda) = 20 doletas + frete. Ainda veio uma fotinho legal também. Apesar de estar ouvindo o piratão o tempo todo, fiquei numa expectativa muito grande principalmente pelo medo de tomar um tombo e não receber a encomenda. No entanto, semana passada o pacote chegou e mesmo com a camiseta tendo vindo no tamanho XL e não M eu não liguei muito. Quase 3 meses de espera e chegou.

Um parêntese: como não sou crítico muito menos entendido de música, o que comento aqui é apenas por gosto e apreciação mesmo. Vamos levar isso em conta, combinado?


Historinha da aquisição contada e parêntese fechado é hora de falar do CD. A primeira coisa que posso dizer é que o nome Feels Good é extremamente apropriado. O disco faz você se sentir de fato muito bem do começo ao fim, sem exceção. No novo álbum, o sexteto considerado o melhor grupo vocal do planeta optou por trazer de volta sua característica mais marcante: músicas a capela. Eu pelo menos gosto mais dos CDs deles em que o único acompanhamento são as próprias vozes. É a marca deles. Não que eu não goste dos CDs com acompanhamentos instrumentais, como os ótimos e em ordem de preferência dos instrumentais: Join the Band (1994), Beatiful World (2002) e Brothers (1996). Mas a experiência e o prazer imenso de ouvi-los a capela mesmo é inigualável e dá pra curtir mais a genialidade desses caras. Não a toa meus CDs preferidos são (também em ordem): o primeiríssimo de todos Take 6 – Do be doo wop bop! (1988), empatados no segundo lugar So Cool (1998) e o recém Feels Good (2006), e em terceiro o So Much 2 Say (1990) que talvez seja o mais espetacular no quesito “acrobacias vocais”. Tem também os “Gratest Hits”, “Lives” e os “de Natal”, mas vou deixar de fora da listinha por serem compilações ou pela sazonalidade (no caso dos dois de natal).

É difícil imaginar o que está por vir a cada CD. Na verdade creio que não há muita novidade, o trabalho deles tem alguns características únicas e até meio manjadas como as fortes influências de R&B, Soul, Blues e Jazz que produzem um som inimitável tanto nos álbuns a capella quanto nos com arranjos instrumentais. No entanto, embora sem muita novidade e aparentemente repetitivos, cada disco é SIM surpreendente, marcante, grudento (no melhor dos sentidos) e com o Feels Good não poderia ser diferente. A harmonia de tirar o fôlego está lá, envolvente, te fazendo achar que não são apenas 6, mas 16 ou muito mais dos melhores cantores do mundo (e de fato são os melhores). Afinação, técnicas e as tais “acrobacias vocais”.... sem comentários. Não acho as palavras no dicionário. Também não sei direito os adjetivos pra descrever o prazer e privilégio que tive ao assistir dois shows em SP, em 1997 e 1998. Invejo os amigos que já assistiram jam sessions pequenas e exclusivas. Um dia eu consigo.

Meus destaques vão pras faixas:
1 – Come On
5 – Family Of Love
10 – Lamb Of God.

Escute e sinta. É só o que dá pra falar. No site também dá pra escutar algumas faixas desse e de outros álbuns.

No encarte, uma justa e merecidíssima homenagem ao amigo e parceiro Ray Charles falecido em 2004. Pra quem não conhece Take 6, falar de Ray Charles já dá uma dimensão né? Então se você não conhece me avisa que eu mando uma cópia não autorizada de algum CD deles. Claro, se você me prometer que vai comprar um original depois.



5 Comments:

At julho 18, 2006 8:51 AM, Blogger Alessandro Andrade (@aleh) said...

poxa, faz tempo que não ouço Take 6... vou dar uma conferida.

;)

 
At julho 27, 2006 6:27 PM, Anonymous Anônimo said...

Puxa.. simplesmente Genial seu Post.. realmente deu super vontatde de ouvi-los novamente.. sempre AMEI, mas faz tempo q não confiro novidades.. Show!!

 
At agosto 13, 2006 2:06 AM, Anonymous Anônimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

 
At fevereiro 22, 2007 1:04 PM, Anonymous Anônimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » » »

 
At junho 12, 2007 12:10 AM, Anonymous Anônimo said...

My God !!!

I`ve found someone who loves Take6 too !!!!

Have all the cd's except the new one." FEELS GOOD"

By the way How do I get one copy in Brazil ???

Can You Help Me ?


Take6 Fan Number 1 (MSA)

 

Postar um comentário

<< Home