quarta-feira, novembro 08, 2006

Sou + Eu

Sim, sei que estou devendo posts, mas o trabalho e a inspiração não têm cooperado muito com meu propósito de praticar a escrita. E pra piorar eu estava escrevendo esse mesmíssimo post, meu computador deu pau e eu perdi tudo já quase no fim. Mas vamos lá.

Outro dia escrevi um post sobre um novo projeto lançado nos EUA de um jornal on-line com conteúdo totalmente colaborativo. Resumidamente, a idéia é que os usuários escrevam as matérias falando sobre seus bairros, a vizinhança, etc.
Não dá pra saber direito qual a estratégia do jornal por trás desse novo formato de publicação de notícias (pode ser gerar maior envolvimento dos leitores com outros produtos do grupo do jornal tomando a participação e colaboração como ponto de partida, pode ser aplicar um novo formato de cobrança de publicidade mais segmentada, whatever) mas o bacana mesmo é a proposta. Falei disso por quê um assunto muito discutido atualmente na Internet é a colaboração on-line, em que usuários não apenas consomem, mas também produzem e compartilham conteúdo relevante. Além de bastante discutido, isso é MUITO real hoje, não está só na teoria.

Aí, eis que surge algo parecido e inédito no Brasil. A editora Abril vai lançar agora em novembro a "Sou + Eu", uma revista 100% escrita pelos leitores. Os textos serão enviados pelos leitores e a equipe da revista vai checar e editar as histórias. Também haverá uma seção de fotos enviadas pelos leitores. O preço de capa da revista (R$ 1,99) sugere que o público-alvo que a Abril quer atingir é mais popular, classe C, D talvez. O lançamento com uma agressiva tiragem de 850 mil exemplares e a periodicidade semanal mostram que a Abril está apostando alto na empreitada.

Na Internet isso não é novidade como a gente já sabe, mas trazer essa proposta pro meio off-line é bem interessante e inovador. Na Inglaterra parece que está dando certo e as revistas focadas nesse segmento já superam a circulação das revistas de celebridades. Isso é mais interessante ainda. Essa curiosidade do ser humano pela vida dos outros é tão forte que vira negócio.

Eu particularmente estou bastante curioso pra conhecer a revista e ver o que vai dar. Acho que tem tudo pra dar certo.


Obs.: Essa capinha fake aí em cima eu fiz aqui.



1 Comments:

At setembro 19, 2007 11:39 AM, Anonymous Anônimo said...

Conteúdo colaborativo é uma tendência mundial, a Codeorama Software está desenvolvendo um Jornal Colaborativo Online totalmente gratuito. Pode ser acessado no link: http://www.noticio.us

 

Postar um comentário

<< Home