terça-feira, outubro 17, 2006

DOVE, Contra-Publicidade?

É no mínimo ousado esse site da Dove (atenção pro vídeo). Ousado, polêmico, politicamente correto, arriscado, sincero, tiro-no-pé, verdadeiro, o que você quiser. Eu prefiro ficar com os bons adjetivos, afinal todo mundo sabe que a publicidade na grande maioria das vezes mascara os produtos, identificando ou mesmo criando uma necessidade nos consumidores fazendo com que estes corram às lojas ávidos por produtos que muitas vezes não precisam, pagando um valor que não podem, por um produto que não vale o que pede. (Tudo bem, tudo bem, aí entra aquela conversa de poder e valor da marca, benefícios reais ou percebidos, percepção do cliente e posicionamento da empresa, etc. e tal e mais um monte de ladainha que a gente sempre ouve. Além disso, tem aquele 1% da população mundial que pode fazer e comprar o que quiser sem dar contas a ninguém).

Mas voltando ao assunto do post, digo que prefiro ficar com os bons adjetivos por que é uma ação ousada, verdadeira, sincera, politicamente correta que na minha modesta opinião tem chance de trazer muito mais pontos positivos do que negativos pra marca. Isso por que todo mundo sabe que esses produtos de beleza não são milagrosos, apenas dão uma bela ajuda pra mulherada ficar nos trinques. E é a primeira vez que eu vejo uma marca dizer isso de forma escancarada, algo tipo: "A gente não vai te enganar; você vai ficar bonita sim, mas do jeito que você é e sem promessas milagrosas, combinado?"
É sincero, é verdadeiro, mostra que a empresa está preocupada com suas consumidoras ao ponto de falar que não quer passar ninguém pra trás, não quer fazer ninguém de idiota. O que a gente vende funciona assim e ponto final. Aproxima o cliente da marca, gera cumplicidade, respeito pelo produto.

Fora isso, o site é interessante e convida os visitantes a enviarem mensagens compartilhando experiências e opiniões, mostrarem o filme pros amigos. Além disso, é mostrada uma pesquisa completa realizada em 10 países com mulheres de 15 a 64 anos para, segundo a Dove, conhecer sua auto-estima e o impacto de valores e ideias de beleza na vida de meninas e mulheres.

Bem, achei o vídeo sensacional e com certeza foi MUITO bem pensado estrategicamente, vide a pesquisa monstruosa que foi feita. O texto no final do vídeo: "No wonder our perception of beauty is distorted. Every girls deserves to feel beautiful just the way she is." é digno de Oscar. Ou melhor, Cannes.


Entra no site e assiste. Ah, e sorry pela falta de posts.