terça-feira, fevereiro 06, 2007

Voltando....

É, tá complicado atualizar o blog. Por isso, vou aproveitar um post que eu fiz pro Praonde, um site de amigos que traz conteúdo colaborativo sobre viagens, turismo etc. Vou começar a brincar lá também.

É isso, enjoy.

"Uma das cidades mais importantes do mundo, economicamente falando, é também uma das cidades mais visitadas por turistas. E sim, a Big Apple é um programão pra viajantes de todas as idades.

O ritmo frenético de uma cidade que funciona literalmente 24 x 7 somado a um cosmopolitismo talvez único no mundo fazem você se deslumbrar com tudo o que vê a cada esquina. A cidade une o antigo ao moderno e a primeira vista causa um impacto positivo pela opulência e grandiosidade dos prédios, avenidas e pelo movimento constante de pessoas.

NY é uma cidade pra se conhecer gastando a sola do tênis, essa é a graça: andar, andar, andar até as pernas não obedecerem mais. O transporte público funciona muito bem (tanto ônibus quanto metrô), não é caro e te leva pra todos os lugares, além de ser extremamente fácil e simples. Basta pegar um mapa de Manhattam, entender a seqüência e a lógica da cidade e pronto; você já pode se sentir um nova iorquino e começar a circular por onde quiser.

Hotel? Impossível achar diárias por menos de $ 100.00. Então se você topa abrir mão de conforto e prefere gastar sua grana com outras coisas, fique na casa de amigos ou em albergues. Se quiser o conforto de um hotel, procure pacotes que geralmente saem mais em conta ou então abra a carteira e gaste sem dó.

Essencial

O essencial são os programas turísticos famosos e recomendados por todos. Não tem pra onde fugir. Se for ficar pouco tempo na cidade (menos de uma semana, por exemplo), algumas coisas têm que ser feitas nem que seja pra completar o álbum de fotos.

- Central Park: É pra passear despretensiosamente e curtir o visual. O parque é lindo, enorme, bem movimentado e vale perder tempo dando umas voltas. Ainda tem o zoológico que também é legal. No mais, se quiser comprar souvenirs e lembrancinhas da cidade, existem ambulantes dentro e fora do parque, porém o preço é meio salgado. Ah, os passeios devem ser feitos durante o dia, pois à noite o parque é muito perigoso.

- Times Square: Essa é a NY que você mais vê nas fotos e na TV. Luzes, gente, movimento, placas, marcas, publicidade, lojas bacaníssimas e um mundo de entretenimento que não acaba. Vale gastar umas horas de dia e principalmente à noite. Existem bons restaurantes por todos os lados.

- Museus: Os dois mais famosos são o Metropolitan e o de História Natural. Separe horas pra esses passeios, principalmente pro Metropolitan que é enorme. Informe-se dos dias gratuitos e aproveite. Se quiser saber de museus de assuntos mais específicos, é só procurar nos folhetos de atrações da cidade.

- Estátua da liberdade: talvez seja o passeio mais clichê, mas bem é legal e a vista que se tem da ilha de Manhattam é linda. Desça de metrô ou ônibus até a ponta da ilha, lá embaixo perto de Wall Street, e pegue o ferry boat (o passeio custa uns 10 dólares). Alguns passeios só passam perto e outros param pra você descer. Fique atento aos horários de saída dos barcos.

- Shows da Broadway: Há opções para todos os gostos e bolsos, desde os clássicos até os mais atuais, passando por comédia, drama, etc. A dica é ficar esperto e comprar o ingresso com antecedência, pois os shows costumam lotar principalmente em alta temporada.

- Compras: NY é um dos estados com o imposto mais caro dos EUA. Compras na cidade são mais caras ainda. Se você for cheio de grana, daqueles que não ligam pra preços, 5ª avenida é a pedida. Lá estão as mais caras e famosas marcas do mundo. Porém a maioria dessas mesmas marcas podem ser achadas também na Century 21. É uma loja enorme lá embaixo, do lado do Ground Zero. Tem preços muito bons, ótimas marcas e se você der sorte pode não pagar o imposto e economizar uns bons dólares.

Se for ficar mais tempo, faça esses programas e tire o resto da estadia pra fuçar mais a cidade e descobrir o que não é tão turístico assim, mas nem por isso menos interessante.

Meus Favoritos

O bom mesmo é andar muito, até ficar exausto. Andando você vai descobrindo as coisas. Andar pela Times Square é um passeio que pode ser feito todo dia, pois todo dia você vai descobrir coisas novas e interessantes.

Transporte

Fácil, eficiente e relativamente barato. Basta pegar um mapa e entender com funciona (tarefa simples). Ônibus é uma boa pedida pra ir curtindo o visual da cidade, se você tiver um tempinho de folga pra isso. Se estiver com pressa e horários marcados, é melhor ir de metrô ou táxi mesmo, mas os yellow cabs são meio caros."

Não prometo, mas vou tentar atualizar mais o blog.